IMG_2041

Ensino Médio

Como etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio o jovem deve mais do que dominar conteúdos, mas saber demonstrar as competências e habilidades que são desenvolvidas desde a Educação Infantil. O trabalho pedagógico desenvolvido em nossa escola prepara o educando para a vida e o exercício profissional, colocando em prática os valores e o conhecimento no seu dia a dia. Nossa meta é desenvolver, de forma equilibrada, processos educacionais, informações e formações que estimulem o exercício da liderança, além de habilitar o jovem para atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade autonomia, com liberdade consciente.

O currículo do Ensino Médio é organizado em áreas do conhecimento, a saber: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas e terá como base a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, mais facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.

A nova organização do Ensino Médio segue a divisão abaixo:

I – Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Materna para Populações Indígenas, Língua Estrangeira Moderna, Arte em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e obrigatoriamente, a musical, Educação Física;
II – Matemática;
III – Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química;
IV – Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Como tratamento transversal e integralmente permeando todo currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares.

• 7:00 às 12:00 horas (Segunda à Sexta-feira).
Horário oposto (duas vezes por semana)

Material didático

O Ensino Médio se destaca por marcar uma mudança sensível na rotina escolar, que passa a contar com um número maior de disciplinas a serem estudadas, e por uma organização mais perceptível dos estudos em torno de grandes áreas do conhecimento. Sob esse aspecto, o Sistema de Ensino Pitágoras  oferece uma coleção planejada e construída com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio e organizada de forma a otimizar os estudos e, ao mesmo tempo, preparar os alunos para os exames de seleção que enfrentarão ao final da Educação Básica.

Por meio de livros escritos em linguagem acessível e com seções de exercícios em quantidade coerente, a Coleção para o Ensino Médio acompanha os dois primeiros anos desse segmento, construindo uma sólida base, que será essencial para o desenvolvimento dos estudos no 3º ano do EM.

Os alunos e os professores do Ensino Médio contam ainda com diversos materiais complementares, produtos digitais e simulados periódicos que, juntos, auxiliarão no desenvolvimento de diferentes competências e habilidades necessárias nessa fase.

O educando do 3º ano conta ainda com uma série de materiais complementares direcionados para o ENEM: Leitura Banco de Questões, Coletânea Banco de Redação, Simulado, Temas e Discussões, dentre outras atividades inerentes ao processo. Além de participar de ENEN virtual a nível nacional.

A proposta pedagógica do Século  instigar os educadores na criação de novos desenhos curriculares e ambientes de trabalho, incentivando nas relações de ensino e aprendizagem, a inovação e a busca de novos referenciais para as finalidades educativas.

O Século conta com Orientação  profissional ao educando através de profissionais capacitados ajudando o desenvolvimento do autoconhecimento e dos projetos de vida da dos adolescentes por meio de sondagem das suas afinidades e aptidões.

Por meio de materiais didáticos, portal na internet e mídias sociais, apresentamos aos educandos do Ensino Médio intervenções sistemáticas (aulas) e projetos que contemplam o autoconhecimento; escolha profissional; vestibular ou processos seletivos; mercado de trabalho.

Século nas Mídias